
Mulheres na Música- um nome criado por Patrícia Adkins Chiti em 1978, estreou na cena musical italiana e internacional como movimento dedicado a promoção e a apresentação de música criada e composta por mulheres em qualquer tempo e de cada parte do mundo. Os primeiros festivais para Mulheres na Música ocorreram em Roma, Veneza e Napoli no final dos anos 70 e foram seguidos em 1982, com o livro homônimo. Em 1996 nasceu a Fundação Adkins Chiti: Mulheres na Música, ONLUS internacional, para dar visibilidade a música das mulheres com uma enorme variedade de estilo e gêneros musicais de cada país e tempo.
A Fundação Adkins Chiti:Mulheres na Música, é sócia do conselho internacional pela música da UNESCO, do conselho europeu pela música. Colabora com a comissão Européia, Ministérios na Itália, Europa, Ásia, e América Latina e com o Vaticano. Patrícia Adkins Chiti, musicistas e musicóloga, atualmente comissária do Estado Italiano pelas oportunidades iguais, é consultora para políticas culturais pelas mulheres nas artes e na cultura junto a muitos governos Europeus. Em junho 2004 o presidente da República, deu-lhe a honra de Cavaliera Oficial.
Mulheres na Música é reconhecida em todo o mundo pela diversidade de projetos musicais inovadores e é sinônimo de novidade, eventos apaixonantes, apresentações corajosas de música nova, festivais, série de concertos, simpósios, amostras e escrupulosa pesquisas musicais. Para o grande Jubileu (com selo do Vaticano) apresentamos a maior série de concertos de música sacra do ano. Colaboramos com a Região Lazio, com a prefeitura e superintendência da cidade de Roma e com muitas cidades da comunidade Européia. Temos produzido programas televisivos e radiofônicos e nos últimos 6 anos temos programado a música de mais 5000 de compositoras de 579 países diferentes. Pela nossa série de concertos “Contra Canto” comissionamos mais de 24 novos trabalhos cada ano.
Nós promovemos a música composta por mulheres
O documento conhecido como a “Declaração de Fiuggi”, explica a nossa missão e vem assinada por todos os sócios da rede de Mulheres na Música. Exibimos o trabalho das criadoras e das compositoras de músicas junto à instituições internacionais e ao Ministério da cultura para reconhecer a contribuição das mulheres, a cultura e ao desenvolvimento, assegurar a participação delas na formulação e implementação de políticas culturais a cada nível, e o acesso a postos decisivos no mundo da cultura e do espetáculo. É importante que se trabalhe para preservar, promover, sustentar e salvaguardar os direitos artísticos das musicistas e criadoras em cada comunidade.
As Mulheres na rede de música:
• A rede (associação pelas mulheres na música, compositoras individuais, musicista, musicólogas, pesquisadoras, professoras e interpretes) desenvolveu-se em 108 países.
• Hoje existem 84 associações pelas Mulheres na música nos 5 continentes.
A Biblioteca e Arquivo:
A Fundação Mulheres na Música tem uma das maiores coleções de música, livros, microfilmes, gravações, quadros e litografias de mulheres na música (mais de 32 mil documentos).Segue projetos de pesquisa musicológica, administra um banco de dados de compositoras italianas e outras, e colabora com a instituição musical e centro de pesquisas no mundo todo. A Biblioteca e arquivos foram reconhecidos pela superintendência Arquivistica como de “Relevância Histórica”pelo Estado.
Português
简体中文
Dansk
English
Français
Deutsch
Italiano
日本語
Русский
Español
العربية
Hrvatski
Ελληνικα
پارسی
polski
Română
Serbian
Svenska